Wednesday, December 29, 2010

Os 10 superesportivos de 2010

Confira os bólidos que foram os grandes destaques do ano

Este anos de 2010 foi desafiador para a indústria automotiva global. A recessão econômica em muitos países não impediu que os principais fabricantes mostrassem ao mundo alguns incríveis superesportivos.

Abaixo está uma lista de 10 supercarros que deslumbraram o público ao longo de 2010. Um tributo fiel à engenharia automotiva, a paixão de um homem em relação a velocidade, o culto à beleza.

1.- Bugatti 16/4 Veyron Super Sport




É a versão mais potente deste super carro esportivo extraordinário. Este modelo surpreendeu o mundo durante a última década e, como tal, apresenta uma qualidade única que é preciso para se tornar o rei de todas as versões conhecidas até agora.

O Veyron 16.4 O Super Sport vem com o mesmo motor W16 da versão "convencional", mas com melhorias que aumentam sua potência para incríveis 1.200 cv. O resultado é uma velocidade máxima de 431 km/h, ou seja, o carro mais rápido do mundo.

2.-Ferrari 599 GTO



A Ferrari apresentou ao mundo no dia 08 de abril sua nova joia esportiva: O GTO 599. A empresa descreve como uma "berlinetta" V12 extrema,  desenvolvida para um grupo de clientes apaixonado por velocidade. É por isso que este é o modelo mais rápido da marca.

Como seu nome sugere, a produção é limitada a apenas 599 unidades, cada uma com um preço próximo a US$ 450 mil. O motor é capaz de gerar 670 cv. O peso do veículo é de 1.495 kg. Isso representa uma relação peso / potência de apenas 2,23 kg / cv, e garante um zero a 100 km/h em apenas 3,35 segundo, além de uma velocidade máxima de 335 km / h.

3.- Porsche 918 Spyder



É equipado com um mega motor V8 de 3.4 litros, o mesmo que o Porsche RS Spyder, mas melhorado e reforçado até a última gota. Então, ao invés de gerar 400 cv de potência, que já é potência de sobra, o 918 é capaz de produzir nada menos que 500 cv de potência inimaginável. Este carro acelera de zero a 100 km / h em 3,2 segundos e atinge uma máxima de cerca de 320 km / h, um número que o torna mais rápido que a maioria.


4.- Hennessey Venom GT




Esta é o primeiro modelo de produção Hennessey Venom GT, um supercarro produzido pela Hennessey Performance Engineering promete quebrar todos os registros de velocidade para um veículo de produção. O modelo é fabricado em Silverstone (Inglaterra).

Desenhado nos Estados Unidos, este modelo tem do continente americano apenas o motor 6.2 litros V8 LS9 da General Motors. A plataforma de partida é o pequeno Lotus Elise, com um chassi estendido e estrutura em alumínio e fibra de carbono para o garantir o menor peso possível. O corpo foi alargado e a aerodinâmica estudada cuidadosamente para que o veículo fique "grudado ao chão" mesmo quando atingir os 418 km / h.


5.- Koenigsegg Agera




Este novo modelo, uma espécie de F1 de rua, foi lançado durante o último Salão Internacional do Automóvel em Genebra e reflete a filosofia da marca com um esportivo de alto rendimento.

Seu nome vem da palavra sueca que significa "ação ", o que diz muito, já que este bólido é equipado com um motor V8 de 4.7 litros com turbo duplo que fornece 910 cv de potência administrado por um câmbio sequencial automático. O resultado é uma velocidade máxima de 390 km/h e um zero a 100 km/h em apenas 3,1 segundos.


6.- Lamborghini Sesto Elemento




A Lamborghini apresentou em setembro no Salão de Paris o Sesto Elemento, um carro-conceito de apenas 999 quilos. E olha que esse peso inclui o poderoso motor V10 de 570 cv. Este bloco empurra o superesportivo italiano de zero a 100 km / h em apenas 2,5 segundos e o leva a uma máxima de até 300 km / h.


7.- Pagani Zonda Tricolore




A marca ítalo-argentina Pagani apresentou em outubro uma edição especial do seu modelo exclusivo chamado Zonda Tricolore. É uma homenagem ao Frecce Tricolori, a equipe de acrobacias aéreas do Exército italiano, que completa 50 anos de idade.

Sua caixa de câmbio é sequencial de seis velocidades robotizada pela Automac Engenharia. O modelo pode acelerar de zero a 100 km / h em apenas 3,4 segundos. Estima-se velocidade máxima de 350 km / h. Apenas uma má notícia. Existirá apenas uma unidade deste belo modelo, que vai ter o preço "salgado" de 1,3 milhões de euros.


8.- Jaguar C-X75



A Jaguar comemorou seus 75 anos com uma versão exclusiva do C-X75 Concept, um protótipo de dois lugares 100% elétrico. Seus números são impressionantes, como o motor tem uma potência de 780 cv. Cada roda possui um motor elétrico de 195 hp elétricos, com peso individual de apenas 50 kg.

Encontramos um veículo que é capaz de acelerar de zero a 100 km / h em 3,4 segundo atingindo uma velocidade máxima de 330 km / h. Os painéis e estrutura externa que cobrem o corpo são feitos de alumínio.


9.- Alfa Romeo Pandion



Após dois anos sem estar presente em Genebra, a Bertone regressou ao motorshow com o Alfa Romeo Pandion Concept, um outro conceito em linha futurista, um presente amável comemorando o centenário da Alfa Romeo.

O Pandion tem estilo cupê com um conceito muito particular de portas em "asa de gaivota" invertidas e funcionais. O motor é herdado do Maserati Gran Turismo, um V8 de 440 cv e 4.7 litros.


10.- Porsche 911 GT2 RS




O GT representa o ponto máximo da gama 911. É o esportivo mais poderoso e mais rápido de rua já construído na história da montadora alemã. Com produção limitada a 500 unidades, o 911 GT2 RS está disponível na Europa desde setembro de 2010.

Com uma potência incrementada de 90 cv e 70 quilos a menos em comparação com o 911 GT2, o novo 911 GT2 RS atinge monstruosos 620 cv e tem uma relação peso / potência de apenas 2,21 kg por cv, que o coloca como o melhor em sua classe. Vai de zero a 100 kmh em 3,5 segundos, de zero a 200 km / h em 9,8 segundo e de zero a 300 kmh em 28,9 segundos. Sua velocidade máxima de 330 km / h.

SLK rumo à Detroit

SLK rumo à Detroit
Nova geração do roadster da Mercedes está confirmado para motorshow americano

A Mercedes aguarda o Salão de Detroit para apresentar oficialmente o novo SLK. Depois de aparecer acidentalmente em uma imagem na internet, foi possível perceber que o modelo terá porte musculoso e vocação mais esportiva, alinhado em termos de design com as restantes propostas da marca alemã.
O roadster possuirá um teto panorâmico envidraçado com tecnologia Magic Sky Control, que permite regular a luminosidade no interior, servindo também para controlar a temperatura. Ainda estarão presentes o sistema Air Scarf, faróis adaptativos, sistema Attention Assist e frenagem adaptativa.
Com chegada ao mercado mundial agendada para depois do motorshow norte-americano, o novo SLK deverá contar com o novo motor V6 3.5 de 306 cv, ou ainda com o 4.7 V8 de 435 cv, aos quais se juntará uma caixa automática de sete relações.

Esportivo híbrido da BMW se chamará i8

Esportivo híbrido da BMW se chamará i8  
Previsto para 2012, modelo deve custar cerca de R$ 340 mil

O esportivo híbrido da BMW já tinha até preço divulgado, aproximadamente 150 mil euros ( R$ 340 mil), mas ainda não contava com um nome oficial. Agora a marca confirma que o modelo "ecologicamente correto" da marca se chamará BMWi8.

Baseado no Vision EfficientDynamics, que foi mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2009, o futuro híbrido da BMW será equipado com uma unidade de força de 1.5 litro de três cilindros que trabalha em conjunto com um motor elétrico. O conjunto tem potência combinada de 323 cv. O interessante é que cada motor pode operar independentemente ou em série, variando de acordo com a situação.

O esportivo deverá ter performance similar à de um M3, mas com números de consumo e emissão de poluentes muito inferiores. A BMW estipula como meta os 31 km/l para o esportivo. A previsão é que o modelo ganhe as ruas em 2012.